NOTÍCIAS

27 de agosto de 2019

Brasília recebe técnicos do GERAR CORTE para a quinta reunião do ano

Evento, realizado nesta quarta (28) e quinta-feira (29), promoverá debates sobre IATF e outras tecnologias e espera receber mais de 100 pessoas no Hotel Windsor Praza

O GERAR CORTE 2019 (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) promove, nesta quarta e quinta-feira (28 e 29 de agosto), em Brasília/DF, a sua quinta reunião do ano, que desde julho, já passou pelas cidades de Londrina/PR, Restinga Seca/RS, Bonito/MS e Cuiabá/MT.

O evento será realizado no Windsor Plaza Brasília Hotel, e reunirá os técnicos que atuam em fazendas espalhadas pelo Estado de Goiás, além do Distrito Federal. Está confirmada a participação de mais de 100 pessoas, entre técnicos do GERAR GO, palestrantes, representantes de centrais de genéticas, equipe Zoetis e demais convidados.

O Estado de Goiás é um dos maiores polos de pecuária de corte do Brasil, sendo responsável pelo segundo maior rebanho bovino do País, calculado em quase 23 milhões de cabeças, de acordo com dados oficiais do IBGE – só perde para o Mato Grosso, que reúne um plantel de aproximadamente 30 milhões de cabeças.

Goiás também é o terceiro Estado do País que mais comercializa sêmen de bovino de corte, respondendo, em 2018, por 11,5% do total das vendas registradas no mercado brasileiro, atrás somente do Mato Grosso (19%) e Mato Grosso do Sul (17%), segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia).

Entre os sete grupos existentes do GERAR CORTE, os técnicos que atuam em propriedades de Goiás e Distrito Federal são os que mais enviam dados anuais de IATF (Inseminação Artificial tem Tempo Fixo). “O GERAR GO respondeu por 24% dos números totais de IATF referentes à estação de monta 2018-19”, informa o médico-veterinário Izaias Claro Junior, Gerente de Serviços Técnicos de Bovinos da Zoetis.

Segundo Izaias, além dos dados novos sobre os protocolos de IATF e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo) aplicados na última estação de monta, “as reuniões deste ano trarão como grande novidade a realização de workshops sobre metodologias de avaliação de indicadores financeiros e rentabilidade na pecuária de cria”, diz.

A organização dessas oficinas práticas ficará sob responsabilidade da equipe do zootecnista Antonio Chaker El-Memari Neto, coordenador do Inttegra – Instituto de Métricas Agropecuárias. Na reunião desta semana em Brasília, a coordenação do workshop será realizada pelo consultor Rodrigo Patussi.

“O aperfeiçoamento em gestão financeira e a busca pela maior eficiência reprodutiva dos rebanhos de cria caminham lado a lado e são fundamentais para o aumento da rentabilidade na pecuária brasileira de corte”, destaca Izaias.

Para Rafael Moreira, Gerente de Produtos da Linha Reprodutiva Bovinos da Zoetis, o GRUPO GERAR trabalha com o compromisso de apresentar somente dados e indicações que foram alvos de estudos e aplicações práticas, ou seja, com validações a campo, fundamentadas tecnicamente pelos integrantes do Grupo. “São premissas que geram grande segurança na utilização das tecnologias de reprodução, favorecendo a busca pela maior eficiência reprodutiva do rebanho e, consequentemente, trazendo aumento de produtividade na pecuária”, observa Moreira.


Sobre o GERAR CORTE

O GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) é um grupo qualificado de 250 técnicos, que trabalha e discute inovações e resultados referentes à IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). Os dados são coletados nas fazendas de gado de corte atendidas pelos técnicos, analisados pela equipe da UNESP-Botucatu-SP e apresentados nas reuniões anuais do grupo GERAR.


Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 9 mil funcionários. Em 2018, obteve faturamento de US$ 5,8 bilhões de dólares. Para outras informações, acesse www.zoetis.com.br

Serviço

O quê? Gerar Corte 2019

Onde? Setor Hoteleiro Norte/SHN Quadra 01 – Conj. A – BI A, Brasílía/DF

Quando? 28 e 29 de agosto

Assessoria Gerar Corte:

Denis Cardoso – deniscardosos@gmail.com | 11 96375-2672

 

Informações à imprensa:

Interfuse Communications

Amanda Cruz – amanda.cruz@interfuse.com.br | 11 5090-8802

Silvia Sibalde – silvia.sibalde@interfuse.com.br l 11 5090-8943

Jaqueline Frederes – jaqueline.frederes@interfuse.com.br l 11 5090-8969

Destaques