NOTÍCIAS

29 de agosto de 2019

GERAR CORTE em Cuiabá/MT

Reunião regional debateu dados reprodutivos do último ano e apontou os caminhos para a próxima estação

O quarto encontro do GERAR CORTE 2019 (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) realizada no Hotel Deville Prime, em Cuiabá/MT, em 21 e 22 de agosto, contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas, entre técnicos do GERAR MT, membros da equipe Zoetis, representantes das centrais de genética e demais convidados.

Com uma participação bastante ativa dos técnicos presentes, o encontro fez jus à tradição do GERAR MT, que segue à risca o maior propósito deste grupo – estimular a troca de conhecimentos por meio de debates fundamentados em números reais, aplicados a campo e coletados anualmente por esses profissionais.

“Vocês estão de parabéns!”. Foi dessa maneira que Izaias Claro Junior, Gerente de Serviços Técnicos de Bovinos da Zoetis, abriu o primeiro dia de reunião em Cuiabá, referindo-se ao forte engajamento deste grupo regional. Segundo ele, 96% dos técnicos que compõem o GERAR MT enviaram dados de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) na última estação de monta (2018-19), dez pontos percentuais acima da média de 86% alcançada pelo GERAR CORTE Nacional (formado pelos sete grupos regionais existentes).

Como tradicionalmente ocorre nos encontros do GERAR, fundado em 2006, o primeiro dia de reunião foi totalmente dedicado aos debates em torno dos Relatórios do “GERAR CORTE 2019”, que trazem dados preciosos e minuciosos de protocolos de IATF e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo), que são compilados anualmente pela equipe liderada pelo médico-veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos, o professor Zequinha, da UNESP-Botucatu-SP, universidade parceira do grupo.

Como de costume, as discussões em Cuiabá foram mediadas pelo professor, que também apresentou e debateu os dados regionais coletados exclusivamente pelos profissionais que atuam em propriedades do Mato Grosso, estado do maior rebanho bovino do País, com quase 30 milhões de cabeças.

O GERAR MT foi responsável pelo envio de 321.579 dados de IATF. Esse foi o segundo grupo (entre os sete existentes) que mais contribuiu com dados de IATF na última estação de monta, ficando atrás somente do GERAR GO. No total de números de inseminações coletadas pelo GERAR Nacional, o Grupo do MT respondeu por 23,1%. “Com certeza, o trabalho desses técnicos acaba exercendo algum tipo de influência na tomada de decisões de todos os profissionais do GERAR CORTE na estação de monta subsequente”, afirmou Zequinha, acrescentando que este é exatamente o espírito do grupo: “estimular o aperfeiçoamento das técnicas reprodutivas por meio do trabalho prático e dos aprendizados proporcionados pelas reuniões anuais”.

Segundo dia – Na quinta-feira, os participantes do evento foram contemplados pelas apresentações de cases e palestras sobre temas de extrema importância à pecuária de corte. Um dos cases que mereceu grande atenção de todos foi apresentado por Everton Carvalho, da Zoetis, que apontou exemplos práticos de intensificação do manejo nutricional de fêmeas, incluindo estratégias de reprodução de novilhas precoces.

Em seguida, Elio Moro, da Zoetis, apresentou a palestra “Controle Parasitário do Rebanho como Estratégia para Aumentar o Desempenho Produtivo, Reprodutivo e Financeiro da Fazenda”. Na sequência, Rafael Silva, também da Zoetis, falou sobre o tema “Genômica na Prática: Integração de Tecnologias para o Aumento da Lucratividade”.

Na ocasião, foi realizado também workshop sobre metodologias de avaliação dos principais indicadores financeiros e de rentabilidade na atividade de cria. Essa oficina prática, com o envolvimento direto dos técnicos do GERAR CORTE foi organizada pela equipe do zootecnista Antonio Chaker El-Memari Neto, coordenador do Inttegra – Instituto de Métricas Agropecuárias.


Sobre o GERAR CORTE

O GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) é um grupo qualificado de 250 técnicos, que trabalha e discute inovações e resultados referentes à IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). Os dados são coletados nas fazendas de gado de corte atendidas pelos técnicos, analisados pela equipe da UNESP-Botucatu-SP e apresentados nas reuniões anuais do grupo GERAR.


Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 9 mil funcionários. Em 2018, obteve faturamento de US$ 5,8 bilhões de dólares. Para outras informações, acesse www.zoetis.com.br


Assessoria
Gerar Corte:

Denis Cardoso – deniscardosos@gmail.com | 11 96375-2672


Informações à imprensa:

Interfuse Communications

Amanda Cruz – amanda.cruz@interfuse.com.br | 11 5090-8802

Silvia Sibalde – silvia.sibalde@interfuse.com.br l 11 5090-8943

Jaqueline Frederes – jaqueline.frederes@interfuse.com.br l 11 5090-8969

Destaques