NOTÍCIAS

25 de setembro de 2019

Reunião em BH encerra encontros de técnicos do Grupo GERAR CORTE

Evento promoveu debates sobre IATF e TETF, além de palestras, cases e workshop

O último encontro do Grupo GERAR CORTE 2019, realizado nesta quarta e quinta-feira (18 e 19 de setembro), no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte/MG, reuniu quase 80 pessoas, entre técnicos especializados em reprodução, representantes das centrais de genética, equipe da Zoetis e outros convidados.

Este grupo regional enviou 138.075 dados de IATF referentes à estação de monta 2018/2019, o que representou quase 10% do total de informações computadas nacionalmente e um crescimento de 73,1% em relação à estação anterior. Ainda em relação aos números coletados a campo, o Grupo GERAR MINAS se destacou pelos bons resultados médios de prenhez à IATF, de quase 55%, superior à taxa média nacional deste Grupo, que foi de 52%.

Após a divulgação dos dados regionais, iniciou-se os debates envolvendo os dados de IATF e TETF e que são mediados pelo médico-veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos, o professor Zequinha, da FMVZ-UNESP Botucatu/SP, universidade parceira do GERAR desde a criação do programa, em 2006, e principal responsável pelas análises dos dados reprodutivos das fazendas assistidas pelos 251 técnicos integrantes do Grupo.

O segundo dia de reunião começou com a apresentação de dois cases de técnicos do Grupo. A médica-veterinária Letícia Oliveira falou sobre os novos estudos com prostaglandina. O também médico-veterinário Paulo Sérgio compartilhou a experiência de trabalhar com novilhas Nelore super precoces em larga escala. Logo em seguida, o médico-veterinário Vitoriano Dornas Neto, Diretor de Agronegócio do Grupo ARG, falou sobre “Verticalização na Pecuária”, apresentando o trabalho inovador que o grupo vem fazendo na produção de carne.

Em seguida, Daniel Biluca, Assistente Técnico de Genética da Zoetis, abordou o tema “Genômica na Prática: Integração de Tecnologias para o Aumento da Lucratividade”. Na sequência, Pablo Paiva, Gerente de Marketing da Linha de Antiparasitários da Zoetis, apresentou a palestra “Controle Parasitário do Rebanho como Estratégia para Aumentar o Desempenho Produtivo, Reprodutivo e Financeiro da Fazenda”. Em seguida, Everton Pereira, integrante do Grupo GERAR, apresentou um case de como a aplicação estratégica de endectocida no início do protocolo pode influenciar os resultados de IATF.

O consultor Bruno Longo, membro da equipe do zootecnista Antonio Chaker El-Memari Neto,coordenador do Inttegra – Instituto de Métricas Agropecuárias, coordenou o workshop “Cria: Seus Indicadores, Custos e Impactos na Rentabilidade da Atividade Pecuária”.

Realizada em todas as sete reuniões do Grupo GERAR CORTE 2019, essa oficina prática liderada pela Inttegra foi a grande novidade dos encontros regionais este ano. “O aperfeiçoamento em gestão financeira e a busca pela maior eficiência reprodutiva dos rebanhos de cria caminham lado a lado e são fundamentais para o aumento da rentabilidade na pecuária brasileira de corte”, destaca Izaias Claro Jr., Gerente de Serviços Técnicos de Bovinos da Zoetis.

Em 2019, além de Belo Horizonte, o Grupo GERAR CORTE passou pelos municípios de Londrina/PR, Restinga Seca/RS, Bonito/MS, Cuiabá/MT, Brasília/DF e Imperatriz/MA.


Sobre o GERAR CORTE

O GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) é um grupo qualificado de 250 técnicos, que trabalha e discute inovações e resultados referentes à IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). Os dados são coletados nas fazendas de gado de corte atendidas pelos técnicos, analisados pela equipe da UNESP-Botucatu-SP e apresentados nas reuniões anuais do grupo GERAR.


Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 9 mil funcionários. Em 2018, obteve faturamento de US$ 5,8 bilhões de dólares. Para outras informações, acesse www.zoetis.com.br


Assessoria 
Gerar Corte:

Denis Cardoso – deniscardosos@gmail.com | 11 9 6375-2672


Informações à imprensa:

Interfuse Communications

Amanda Cruz – amanda.cruz@interfuse.com.br | 11 5090-8802

Silvia Sibalde – silvia.sibalde@interfuse.com.br l 11 5090-8943

Jaqueline Frederes – jaqueline.frederes@interfuse.com.br l 11 5090-8969

Destaques